terça-feira, 20 de março de 2018

O MONOPÓLIO DA NOTÍCIA "POR MIGUEL BOENTE"




POR MIGUEL BOENTE



Amigos do Blog DG, vivemos em meio a era da informação. Nunca houve tanta necessidade de informar e ser informado, e por conta disso alguns veículos de comunicação passam por cima de qualquer tipo de ética para manter sua visibilidade.



A busca frenética por acessos em sites e blogs, pontos no ibope da TV, muito se mostra, mas as vezes pouco se prova, ou pior, tão pouco os veículos se importam com a qualidade da informação divulgada.



Muito tempo atrás, eu, aqui mesmo neste espaço disse e reafirmo, não tenho e nem quero ter a pretensão de ser sempre o primeiro a dar as notícias "principalmente se elas forem ruins". Mas existem vezes sim que um determinado veículo ou outro trás um conteúdo em primeira mão.



E mais, existe uma enorme diferença entre uma matéria "reportagem" dita exclusiva, ou uma que você simplesmente postou primeiro, mas a mesma foi enviada via mala direta "quem trabalha no ramo sabe o que o termo significa" ou seja, tem muita mídia que recebe notícia compartilhada e posta com ares de exclusividade.



Dou toda a razão aos veículos que exigem que seus direitos de fonte por autoridade sejam apresentados em plataforma de terceiros, afinal de contas alguém, ou uma equipe de pessoas teve muito trabalho para por uma matéria no ar.



Creio que muitos ainda tem que tomar lição de ética na vida, mesmo que para alguns ética seja sinônimo de ser otário, ela é uma das coisas que não abro mão nem em minha vida pessoal e muito menos profissional.



Em nenhuma ocasião alguém levantará o dedo para este que vos escreve o acusando destas coisas, justamente por saber dar valor ao esforço do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário