domingo, 11 de março de 2018

GUAMARÉ- SEGURANÇA PÚBLICA O QUE FAZER PARA MELHORAR ESSE QUADRO




Nos últimos dias o pacato município de Guamaré tem passado por uma onda de ocorrências e já contabiliza quatro assaltos em menos de uma semana, ontem o comércio de Dona Neide do caruaru foi vítima da falta de segurança no município, como se não bastasse Guamaré enfrenta  problemas em outras áreas e como todas as cidades grandes enfrentam a insegurança agora chegou a vez de Guamaré amargar essa triste realidade.

Mas o que fazer diante desse problema?

O que deve ser feito para diminuir esses índices de ocorrências?

Sabemos bem que a responsabilidade maior com a segurança pública segundo a Constituição Federal, em seu art. 144,  estabelece que “a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares” e no inciso § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Ou seja, lendo apenas a nossa constituição, ficamos com a impressão de que a segurança pública é um problema de polícia. Então, isso equivale a dizer que apenas as polícias possuem competência para lidar com os problemas do crime e da insegurança? Será que os municípios nada podem fazer em termos de prevenção ao crime?

A referida lei consagra diversas atribuições às guardas municipais, tornando-as um importante órgão dentro do cenário da segurança pública de nosso país. Em Guamaré dispomos de uma Guarda Municipal e diante da atual situação em que se encontra nossa segurança pública municipal por que não investir nessa área?

No meu ponto de vista e diante do déficit em que se encontra o efetivo da polícia militar de nosso estado o melhor se a fazer é investir na segurança pública do município ou seja, investir com nossos recursos próprios. Eis algumas medidas que na minha opinião serão de grande importância para melhorar nossa segurança pública:

·         Primeiramente nomear pessoas capacitadas para exercer o cargo de secretário de segurança pública pois um cargo desse nível exige que seja alguém que tenha qualificação nessa área e não nomeação de cargo de cunho meramente político.

·         Criar um plano municipal de segurança integrado compreendendo a dinâmica da criminalidade que se encontra a cidade criando um canal que possa inviabilizar e envolver a comunidade através de informações .

·         Ampliar a infra estrutura da Guarda Municipal desde o aumento do efetivo através de concurso público aumentando o seu quadro de modo que atenda a demanda de Guardas por população, como também  adquirir o possível armamento da corporação tendo em vista que atualmente a Guarda dispõe somente de armas não letais.

·         O monitoramento através de câmeras em pontos estratégicos devem ser ampliados com um maior investimento do município , uma vez que diferente de outras cidades Guamaré possui recursos para isso . Como também criar um serviço de inteligência pública municipal tendo em vista que nosso município recebe muitas pessoas de fora e não sabemos de fato quem são. Tudo isso aliado a boa vontade de mudança fará com o que a cidade fique mais segura.



·         Integrar a comunidade através de projetos sociais  destacando várias iniciativas que possam prevenir futuros delitos e educação também é necessário para que a violência não se estenda nas escolas, para a elaboração de ações que visem a sua redução a operacionalização de programas de profissionalização e lazer, que tenham como objetivo ocupar os jovens no período extraclasse evitando, dessa forma a ociosidade e o seu envolvimento com atividades ilícitas como também a manutenção e supervisão de programas direcionados aos menores infratores que receberam medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, de maneira a diminuir a probabilidade deles cometerem um novo crime .

·         Essas primeiras ações são muito importantes e não esquecendo de ampliar a parceria entre Guarda Municipal e o destacamento policial local.

Guamaré precisa urgentemente de ações que possam inibir essas ocorrências e trazer de volta o status de um município tranquilo e pacato pois é inadmissível uma cidade com tantos recursos não investir de forma correta e eficaz na segurança pública ficando à mercê da violência que assola o nosso país.

Guamaré possui diversos fatores que contribuem bastante para evitar essas ocorrências pois o município possui somente uma entrada e saída dificultando as ações de marginais, porém o que na verdade falta é força de vontade do poder público em promover essas mudanças pois somente dessa forma voltaremos a ter PAZ em nosso município.

Por fim finalizo com o pensamento de que devemos combater com as armas que temos e que nosso município diferente de outras cidades temos recursos pra isso basta boa vontade de fazer acontecer para que os resultados positivos venham a se concretizar.



TEXTO: EDILMAR MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário